fbpx
Menu fechado

Estorno de Pagamento

Estornos e sua loja

  1. O que é um estorno?
  2. Por que um estorno seria arquivado?
  3. Como um estorno é apresentado contra mim como vendedor?
  4. Como saberei que houve um estorno contra mim?
  5. Práticas recomendadas do vendedor para estornos
  6. Prova válida de envio

1- O que é um estorno?

Um estorno é quando os fundos são devolvidos ao proprietário do cartão de crédito após relatar uma transação incorreta ou indesejada no cartão à empresa do cartão de crédito.

A empresa do cartão de crédito informa o vendedor sobre o estorno e também pode solicitar mais informações, como informações sobre transações, comprovante de entrega e comprovante de reembolso. O vendedor deve responder à empresa do cartão de crédito com essas informações solicitadas em um curto espaço de tempo.

2- Por que um estorno seria arquivado?

  • Fraude – é quando o proprietário do cartão de crédito informa que não fez nem autorizou uma transação. Isso pode acontecer quando um número de cartão de crédito é usado sem permissão. 

  • Não entrega – é quando um comprador faz uma compra – e essa compra é concluída – mas o comprador nunca recebe o item ou itens comprados. 

  • Não conforme descrito – Nesse caso, uma compra é feita, mas o comprador recebe um item diferente do listado na ABMADRES ou diferente do que o comprador pensou que estava comprando. 

  • Devolução – O proprietário do cartão de crédito pode solicitar um estorno se não estiver satisfeito com os itens comprados e recebidos. Isso pode ocorrer por vários motivos, incluindo danos. 

  • Insatisfeito – um estorno pode ser apresentado se o comprador não estiver satisfeito com sua compra.

3- Como um estorno é apresentado contra mim como vendedor?

O proprietário do cartão de crédito, que pode ou, em alguns casos, pode não ser o comprador, entra em contato com a empresa do cartão de crédito e solicita um reembolso pela transação. O motivo do reembolso pode ser um ou muitos dos tipos listados acima.

4- Como saberei que houve um estorno contra mim?

O vendedor recebe relatórios de estornos de empresas e bancos de cartão de crédito que emitem cartões de crédito e investiga a disputa para verificar se é válida. Se você precisar de informações adicionais para resolver a disputa, você será contactado no endereço de e-mail usado para abrir sua conta na plataforma de recebimento. (PayPal, PagSeguro entre outras)

Se você for contatado, terá cinco (5) dias para responder. Se você não responder dentro do prazo especificado, isso poderá resultar na emissão de um reembolso.

5- Práticas recomendadas do vendedor para estornos

Embora os estornos nem sempre possam ser completamente evitados, aqui estão algumas etapas que você pode executar como vendedor para ajudar a evitá-los:

  • Forneça uma data de envio razoável e precisa (também conhecida como “tempo de processamento” ou “envio por data”).

  • Ao enviar um pedido, marque o pedido como enviado. Você só deve marcar um pedido como enviado quando realmente enviar um pedido a um comprador. 

  • Forneça uma prova válida de envio com todos os pedidos. Além disso, certifique-se de fornecer a prova de entrega dos itens enviados. A prova válida pode incluir um número de remessa ou rastreamento que mostra a rota do pedido e fornece progresso. 

  • Comunique-se com o comprador sobre o status do pedido, quaisquer perguntas que possam ter e detalhes adicionais acordados na transação. 

  • Em vez de incentivar um comprador a registrar um estorno na empresa de cartão de crédito, você  e o comprador possam trabalhar em busca de uma solução.

  • Participe ativamente do caso e responda a todas as perguntas feitas pelo comprador. Os casos exigem a participação do comprador e do vendedor. 

  • Responda aos pedidos de informação. Certifique-se de responder dentro do prazo determinado. 

  • Publique suas políticas de remessa, devoluções, trocas e pedidos personalizados na página Políticas da sua loja. Além disso, verifique se as políticas da sua loja estão em conformidade com as diretrizes de todo o site do ABMADRES

6- Prova válida de envio

Sempre use um método de envio seguro, com rastreamento e / ou confirmação de entrega.

Se você anexou o rastreamento a um pedido e ele mostra uma tentativa de entrega no endereço no recibo, podemos não entrar em contato com você e responder à disputa com as informações de rastreamento em seu nome.

Se mais informações ainda forem necessárias, você será contatado e terá cinco (5) dias para responder.

A prova válida de envio pode ser, mas não se limita a :

  • Uma etiqueta de remessa

  • Uma cópia digitalizada de formulários de entrega ou informações de partida 

  • Um recibo do serviço de remessa ou formulário alfandegário que inclui a data da remessa, bem como o nome, endereço completo ou CEP do destinatário 

  • Um número de rastreamento válido mostrando o movimento para o endereço listado no momento da transação ou acordado nas conversas.

Abrir Chat
Estou ao Vivo